Sede Social

O Clube Calhambeque, como é conhecido desde 2002, foi fundado em 15 de maio de 1947 em Caxias do Sul, como Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul. O Clube surgiu com o objetivo de praticar esportes como futebol e boliche. A sua fundação foi realizada pelo presidente Aldo Antonio de Antoni juntamente com Lauro Cecato, Danilo Hernesto Rosseti, Irineu Brambila, Alvise Rosseti, Dorval D’Agostini, Cláudio de Antoni e Nestor Ribori.

O Clube, que atualmente conta com cerca de 800 sócios, possui sede social no bairro Pio X onde, também, está localizado o espaço para bailes, e uma sede campestre de 6,8 hectares localizada em São Giácomo. A sede, adquirida em 1968 como Clube Misterioso, recebeu diversas melhorias ao longo dos anos e conta com canchas de bocha de 4x24m, ginásio de esportes para prática de futebol e voleibol, vestiário, arquibancada, três piscinas e área de lazer com churrasqueiras finalizada em 2006.

O Calhambeque tem em sua história uma expressiva participação no esporte caxiense. Após sua fundação, os integrantes se filiaram a Liga Caxiense de Futebol e participaram de todas as competições do campeonato varzeano até 1959. Após esse período participaram esporadicamente das competições locais. Nos últimos 20 anos são realizados campeonatos internos de futebol, sendo que desde 1987 o clube realiza prática de bocha e desde 1998 conta com times de futebol sete. Recentemente passou a integrar disputas de vôlei com o surgimento do novo ginásio em 2016.

Além do esporte, o Clube é lembrado pelas memoráveis festividades de carnaval e pelos bailes de casais realizados na sede social para cerca de 700 pessoas. As festividades originaram, inclusive, o nome Calhambeque, pois antigamente a venda de ingressos era feita em cima de um calhambeque a fim de divulgar os encontros, essa memória inspirou a renovação do nome do Clube. Atualmente o baile possui administração privada e realiza encontros as quartas-feiras para a terceira idade e festas nos fins de semana para o público geral.

Em mais de 70 anos de história a principal característica que sustenta a ideologia do Clube é o desejo de promover a integração e a confraternização entre famílias e amigos. O Calhambeque faz parte da história de vida de muitas pessoas e cada integrante, também, constrói uma parte do legado do Clube que preserva os valores familiares e a fraternidade.

Missão


O Clube Calhambeque busca ser um local em que as famílias possam se sentir a vontade para desfrutar de seus momentos de lazer, praticar esportes e acima de tudo viver experiências que estimulam a fraternidade e a amizade.

Visão


O Clube Calhambeque busca continuar crescendo, oferecendo melhorias, a fim de sempre preservar o sentimento de acolhimento e diversão, para que todos os sócios possam construir boas memórias em nossos ambientes.

Valores


Amizade

Integridade

Competição Sadia

Valores Familiares

Incentivo ao Esporte

Fraternidade